2 de fev. de 2011

Acontecimentos dos últimos meses

Nesta postagem iremos fazer uma síntese dos acontecimentos que ficaram marcados nos últimos meses. Inúmeras postagens seriam necessárias para contar tudo em detalhes.

Vamos começar pelo campeonato da AD. Todo campeonato foi realizado em parceria com o Racha Tarumã nas noites de Sexta Feira em 201 metros. Esta parceria foi extremamente positiva. Trouxe novos competidores de qualidade, premiação em dinheiro e principalmente, muito público. Logo na primeira etapa, Tarumã foi literalmente invadida por quase 300 competidores e 8000 pessoas lotaram as arquibancadas e todos espaços do autódromo. Conseguimos levar nossos dois carros, porem, ambos apresentaram problemas, impedindo um bom resultado.





Seguimos trabalhando. Nas Sextas seguintes acertávamos o carro para a próxima etapa da AD e para o Campeonato Brasileiro no Velopark. Tivemos que deixar nosso carro 220 a espera de uma bomba de óleo externa, já que o regime de rotação e cavalaria que estava usando insistia em causar problemas nas bronzinas. Esta espera acabou sendo maior do que planejado, assim nosso 220 estaria de fora das próximas etapas. Enquanto isso, nosso 221 seguia firme e forte.


A segunda etapa da AD é um marco na história da arrancada Brasileira. Foi a primeira vez que uma vitoria foi recompensada com dinheiro. A cada vitória no TOP 16, o competidor recebia R$100,00 e a final valia R$400,00. Ou seja, vencedor do TOP 16 levava pra casa R$700,00 em dinheiro. Nosso 221 acabou, pela primeira vez, tendo um problema que não pode ser solucionado durante o TOP 16 e acabou ficando de fora após a primeira vitória.

Finalmente chega a hora de voltar ao Velopark. Nosso 221, que entre uma etapa e outra, participou do Campeonato Gaúcho e ficou em segundo no geral, tinha ali o piso ideal para mostrar toda sua força, nossa expectativa era a melhor possível. Logo na primeira passada o melhor tempo que já havíamos conseguido em 402 metros. Porém, um descuido acabou causando um curto circuito e a Injeção ficou avariada. Perdemos todo o acerto do carro e junto com ele a possibilidade de bom resultado.

Voltamos novamente a Tarumã e deixamos o acerto ainda melhor do que antes. A terceira etapa da AD trouxe novas novidades. Desta vez, um prémio de R$ 1.000,00 para quem ultrapassasse a marca de 180 km/h e repetisse esta marca nas classificatórias ou durante o TOP 16. Certamente esta foi uma das disputas mais empolgantes que a arrancada já viu. Durante os treinos nosso 221 foi o primeiro carro a alcançar esta marca. Bastava agora esperar pelas classificatórias, voltar a pista, e repetir a marca. Simples! Não foi bem assim. Márcio CPEL e seu Fusca também haviam alcançado a marca e estavam na disputa pelo prémio. Nas tomadas classificatórias o público vibrava a cada vez que um dos carros alcançava velocidades de 175, 178 e até 179 km/h. Foi emocionante e ao mesmo tempo frustrante ouvir a arquibancada soltar aquele Hhhuuuuuuuu.......a cada vez que isso acontecia.





Esta disputa foi intensa até as quartas de finais, quando Márcio CPEL repete a marca e ganha o prémio. Nosso 221, alinhado imediatamente atrás para a puxada seguinte, alcança a marca de 187 km/h. Infelizmente já era tarde, ficamos com o recorde de velocidade mas sem o prémio.


As duas últimas etapas da AD foram realizadas em um mesmo final de semana. Esta era a última chance do ano e não desperdiçamos nada. Levamos para casa a quarta etapa realizada na sexta, a quinta etapa e o TOP 16 com os melhores carros dos dois dias, realizados no sábado. E o prémio pela Velocidade? Bem, aumentaram a velocidade a ser batida para 200 km/h e ficou mais difícil, mas não impossível, de ganhar.






Fizemos também, nas noites de Sexta, um evento chamado GSX DRAG RACE EXPERIENCE. Em noites diferentes, cada um de nossos patrocinadores, foram convidados para um churrasco e com direito a levar algumas pessoas a bordo do nosso 221. Alguns felizardos, encorajados por amigos, colocavam o capacete, se acomodavam no banco concha e apertavam o cinto de 4 pontos para uma experiência que certamente será inexquecível para todas elas. Muitas dessas pessoas jamais teriam chegado perto de um carro de corridas e não tinham nem ideia do que seria uma turbina, muito menos para que servia. Tudo era novidade. Após andarem em um carro capaz de acelerar a mais de 100km/h em menos de 3 segundos e alcançar 187 km/h em 201 metros, algumas riam, outras tremiam ¨mais do que vara verde¨ como se fala por aqui, outras ficaram eufóricas e algumas precisaram de ajuda para sair do carro pois estavam travadas, como se estivessem aparafusadas ao banco. Foram eventos muito legais e que certamente serão feitos novamente.

E lá se foi o ano de 2010. Ainda estamos no início de 2011 e este ano se anuncia como o melhor para nossa equipe. Finalmente nosso 220 ficou pronto. Está de volta a ativa e em grande estilo!
Com nova configuração, nova turbina, novos pneus, bomba de óleo externa e uma nova suspensão desenvolvida pelo Alex da Amortecar. Chegamos ao primeiro Opem Day de 2011 com a expectativa que tudo funcionasse perfeitamente, o tempo nos 402 metros seria consequência.
Desta vez tudo correr conforme planejado e logo na primeira puxada, o tempo na casa dos 9.9 deixou todos que de uma forma ou outra ajudaram no carro muito felizes. Sem mexer em um único parafuso, ainda aceleramos outras 4 vezes, todas com tempo na casa dos 9 segundos e ficando com a melhor marca de 9.858. Mas isso será contado em detalhes no próximo Post. Nosso 221 apresentou problemas de ignição e não apresentou o desempenho que era esperado. Ainda assim, foi o segundo carro mais rápido da noite, ficando atrás apenas do 220.






















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