22 de fev. de 2010
Não esperávamos muito do mês de fevereiro, mas no final a realidade foi melhor do que as expectativas. Os carros não progrediram tudo que gostaríamos, mas neste "mês do carnaval" um novo fato veio trazer ainda mais ânimo para o desenvolvimento do trabalho em 2010.
A partir de agora a Equipe GSX tem o apoio da MSRacing, que fabrica aqui no Brasil as injeções eletrônicas sob licença da Megasquirt, um dos equipamentos mais utilizados mundialmente. Este fato nos alegra muito, porque demonstra reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos - que trouxe grandes alegrias, mas também revelou para nós o tamanho das dificuldades.
Esse era um dos componentes que estava faltando em nosso novo carro e também um custo que nos obrigaria a optar por abandonar alguma outra etapa do desenvolvimento. Isso significa que a MSRacing já chegou facilitando a nossa vida, o que por definição é uma coisa muito boa.
Assim que o equipamento estiver instalado vamos contar aqui os resultados obtidos. Além da curiosidade natural , a MSRacing vem precedida pela fama de ser simples de operar e muito completa - tem a maioria dos recursos nela mesmo (Datalogger, por exemplo), não necessitando de equipamentos adicionais.
A Equipe GSX é vanguarda novamente, o que nos causa orgulho e muita alegria, ao ser a primeira a utilizar este novo equipamento aqui no sul em competição (e devemos ser os primeiros em âmbito geral também). A nossa vontade de vencer cresce ainda mais, porque, afinal, temos de fazer por merecer todos os apoios que temos recebido daqueles que acreditam em nosso potencial.
Para saber mais sobre a nova injeção, acessem o endereço :
http://www.megasquirtracing.com.br/
O que é a Megasquirt?
Megasquirt é o nome do projeto criado no final dos anos 90 pelos norte-americanos Bruce Bowling e Al Grippo, que visava criar uma injeção eletrônica de fácil construção e totalmente programável por computador, com projeto aberto e liberado para estudos por entusiastas, para que pudesse ser evoluído com a ajuda de colaboradores .
Aos poucos o projeto foi ganhando popularidade e Bruce e Al criaram a B&G Soflex, uma empresa que fornecia kits DIY (do it yoursef = faça você mesmo) da primeira versão da Megasquirt. Esse kit consistia do processador, componentes eletrônicos e placa para a montagem em casa da primeira versão da Megasquirt.
O projeto foi se espalhando pelo mundo e muitos colaboradores aprimoraram - tanto o hardware como o software da injeção - adicionando inúmeras funções como controle de ignição, leitura de sonda lambda, controle ativo de marcha lenta. Funções essas que não estavam no projeto original, e que fizeram com que a Megasquirt se aproximasse cada vez mais de uma injeção original de fábrica.
O processador utilizado era um Motorola 68HC908, muito poderoso e ainda hoje utilizado nas versões MS1. O firmware (programa gravado no processador) evoluiu e foi ganhando novas versões, como a Extra que está hoje consolidada como a melhor e mais completa versão de firmware, tornando-se versão oficial dos processadores MS2 e MS3.
Ainda não satisfeitos com o sucesso da Megasquirt, Bruce e Al lançaram uma versão mais poderosa de processador, a Megasquirt2®.
Com a nova CPU MS2, foram adicionadas funções antes somente presentes em injeções originais de montadoras, como injeção sequencial e controle de fase de injeção, além de aumento na resolução dos mapas e outras facilidades para o usuário.
Atualmente existem milhares de usuários espalhados pelo mundo todo, e todos podem trocar experiências acessando os fóruns de discussão, para troca de ideias, apresentação de projetos, sugestão de novas funções e descrição de problemas e soluções entre os usuários.
As páginas mais populares na comunidade internacional da Megasquirt são:
www.megamanual.com - Página com informações gerais sobre a Megasquirt, escrita por Bruce Bowling e Al Grippo, os idealizadores do projeto.
www.msefi.com - Fórum oficial dos usuários da Megasquirt, com informações gerais sobre configuração, acerto, software, solução de problemas, etc.
www.msextra.com - Página e fórum sobre o firmware Extra, escrito por Phillip Ringwood, que acabou se tornando o padrão entre os usuários da Megasquirt.
www.extraefi.co.uk - Página pessoal de Phillip Ringwood, na Inglaterra.
www.diyautotune.com -
No Brasil, o representante oficial da Megasquirt é a MSBR.
A MSBR mantém o site www.msbr.com.br e possui uma loja virtual para atender os entusiastas brasileiros. A empresa também mantém o único fórum em português sobre a Megasquirt.
O que é a MS Racing?
A MS Racing é uma linha de injeções projetada por brasileiros para o mercado nacional . Utiliza os processadores Megasquirt1 e Megasquirt2. Com o software original Megasquirt, é totalmente compatível com os programas e atualizações estrangeiras, feitas para os kits originais.
Através de uma parceria com a B&G Soflex, licenciou a fabricação local e a homologação da versão brasileira. A linha MS Racing é uma evolução do projeto original. Incorpora quase todas as funções disponíveis no firmware Extra, além de comunicação USB, 4 bancadas de injetores, 2 drivers de bobinas e outras, que não estão disponiveis nos kits originais.
O público-alvo da linha é o entusiasta de performance, que não dispensa a qualidade de um produto fabricado industrialmente. Para atender esta demanda a empresa projetou e desenvolveu três modelos iniciais de injeções, todas utilizando os processadores originais :
MS2 Racing - Para motores aspirados ou turbo, com preparação leve, mediana ou pesada . Máximo em capacidade de controle.
MS1 Racing - Para motores aspirados ou turbo, com preparação leve e mediana. Todas as funções da Megasquirt 1 implementadas
MS Light - Para motores aspirados, originais ou preparados. A injeção eletrônica com o melhor custo do mercado.
Todos esses modelos são fornecidos já montados, e com o programa de calibração em português.
Qualquer interessado em utilizá-la pode usufruir das suas vantagens, bastando determinar o modelo mais adequado ao seu projeto e adquiri-la pronta para ser instalada.
Ela possui garantia de fábrica, e em caso de defeito de fabricação no prazo de um ano, basta entrar em contato com a MSRacing para ter seu problema resolvido.
A MSRacing é a mais completa e evoluida versão da Megasquirt disponível no mundo atualmente. Nenhuma outra tem tantas funções e circuitos extras implementados originalmente. Não é necessário modificações na placa para ter acesso às funções como controle de pressão de turbo, controle de largada, saídas e entradas auxiliares e etc. Está tudo lá e disponível para uso pelo cliente.
Agora com a fabricação local, também estabelecerá um marco no mercado brasileiro de injeções programáveis, possibilitando que o entusiasta tenha a mais avançada injeção programável por um custo imbatível.
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Esta é a nova ferramenta do GSX Street
Projetada para o mercado brasileiro de performance, é a mais completa e confiável versão da Megasquirt disponível atualmente. Seus pontos fortes são o uso do processador MS2, mais rápido e poderoso que seu antecessor, capaz de gerenciar motores de passo para controle da marcha lenta em closed loop, resolução de tempo de pulso de bicos de 0,001mS e mapas de combustível com 16x16 células (256 posições), controle de até 2 sondas lambda independentes para motores em V dentre outras funções, ela está a frente de outras injeções disponíveis no mercado nacional.
Veja as especificações abaixo:
Hardware:
* Processador MS2 de 16 bits.
* Controle de motor de passo para marcha lenta.
* 1 driver PWM.
* Entrada para sensores de rotação e fase, tanto hall como indutivos (indutivo com LM1815).
* 4 bancadas de injetores, capaz de injeção sequencial em motores 4 cilindros.*
* Sensor MAP embutido para até 3Kg de pressão de turbo.*
* 2 drivers de bobinas.*
* Ventilação forçada para os drivers de bicos e bobinas.*
* 3 saídas para relês de função programável.*
* Conexão USB nativa com chip FTDI. Não é necessário adaptadores seriais/USB em computadores modernos.*
* 2 entradas analógicas de 0-5V para log de sensores de pressão/temperatura.*
* Entrada de 2 step (controle de largada).*
* Conectores de alta corrente para o chicote.*
* Garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação.*
(*) Os ítens em vermelho são exclusivos da MS2 Racing.
Software
* Firmware Extra 3.03 Alpha.
* Combustível
* Controle de combustível por MAPxRPM (speed density) ou TPSxRPM (Alpha-N).
* Resolução de tempo de pulso de 0,001mS (um milésimo de milissegundo).
* Mapa de combustível com 16 x 16 linhas configuráveis em rotação e pressão.
* Mapa de fase de injeção. Pulsa os injetores com as válvulas abertas, fechadas ou em qualquer posição.
* Mapa de ajuste fino de combustível (TRIM) cilindro por cilindro.
* Injeção full-group, banco a banco, semi-sequencial ou sequencial.
* Mapa de fase de injeção, com 6x6 linhas configuráveis.
* Cut-off de combustível através de pressão, TPS, RPM e temperatura.
* Injeção com bancadas separadas, baixa e alta vazão.
* Corte de combustível por excesso de pressão de turbo.
* Auto-mapping real e em tempo real para mapa de combustível.
Ignição
* Mapa de ponto de ignição com 12 x 12 linhas configuráveis em rotação e pressão.
* Resolução de ponto de ignição de 0,1º
* Leitura de roda fônica com qualquer número de dentes.
* Lê vários sensores de rotação originais, Mitsubishi, Nissan, Subaru, EDIS, etc.
* Lê sensores de rotação na borda de subida, descida ou ambos.
* Faz controle de ponto de motores Odd Fire.
* Controle de Dwell separado para a partida.
* Limitador de giro por corte de combustível, faísca, atraso de ponto ou todos esses juntos.
* Tabela de avanço de ponto com o motor frio.
Funções extras
* Controle de marcha lenta em closed loop, com tabela-alvo de RPM.
* Marcha lenta com algoritmo PID, como nos carros originais.
* Controle temporizado da bomba de combustível.
* Saídas programáveis de relê para acionamento por RPM, MAP, TPS, Temperatura, ou combinação dessas e outras.
* Boost control com mapa de pressão x RPM em closed ou open loop.
* Controle de largada, com pré-corte e flat-shift (troca de marchas sem aliviar o acelerador).
* Troca de mapas externa ou automaticamente.
* Controle de detonação (com módulo knock sensor externo).
* Trabalha com qualquer sensor de temperatura de ar/água. Não é necessário utilizar sensores específicos.
* Trabalha com qualquer TPS, inclusive invertidos.
Correções
* Correção de mistura com sonda narrow ou wideband com algoritmo PID.
* Mapa lambda com 12 x 12 linhas, para correção em qualquer regime de uso do motor.
* Autoridade de correção lambda totalmente configurável, de 0 a 100%.
* Correção de aceleração rápida em 4 níveis.
* Correção de aceleração rápida TAU, como nas injeções originais.
* Tabela de correção de dwell para voltagem da bateria.
* Curva de enriquecimento com motor frio com 10 pontos.
* Curva de correção de mistura x temperatura do ar com 6 pontos.
* Curva de atraso de ponto x temperatura do ar com 6 pontos.
* Correção barométrica.
Datalog e comunicação com LapTop
* Datalogger para todos os parâmetros da injeção sem necessidade de módulos externos.
* Log de sensores da injeção e parâmetros, como enriquecimento, tempo de pulso, duty-cycle, correções, etc.
* Mais de 50 parâmetros nos logs.
* Restabelecimento instantâneo de comunicação com lap-top em caso de desligamento do motor.
* Log com tempo indefinido.
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