14 de mar. de 2010

Chegou a hora, a temporada vai começar. No próximo final de semana, nos dias 19, 20 e 21 teremos provas nacionais no Velopark, e o Eclipse 220 estará lá para os seus primeiros 402 metros de 2010.
Esta não será a primeira vez que ele vai acelerar na pista em 2010, porque vem cumprindo um extenso trabalho de pré-temporada. Nas últimas sextas, a equipe esteve no autódromo de Viamão participando do Racha Tarumã, que é uma boa ferramenta para desenvolver o acerto do carro. Estas participações revelaram pequenos problemas que certamente fariam que a participação em uma prova importante fosse seriamente comprometida.

A simplicidade e acessibilidade do Racha Tarumã permitiram que o carro andasse em uma pista, o que expôs pequenos problemas, como uma linha de combustível que estava sendo corroída pelo álcool e entupindo a bancada de bicos de alimentação em altas rotações. Este é um defeito que pode ter sérias consequências, que vão desde a perda de desempenho até a quebra do motor, a conhecida "falha catastrófica".
Descobrimos também que um equipamento de aquisição de dados não estava funcionando corretamente, problema que foi solucionado pelo fabricante, a Fuel Tech. Mas estas coisas só são constatadas quando o carro é testado em uma pista, com o comprometimento que isto exige.

Outro aspecto muito positivo é a arquibancada lotada nas noites de sexta. Isso motiva muito qualquer time e a todos que gostam da competição e diversão. A vontade de acelerar é grande para dar show para o público, o que é sempre um prazer a mais. E assim, os limites e problemas do carro vão sendo superados.

Temos de reconhecer e agradecer aos responsáveis pelo espaço aberto nas noites de sexta, que já é tradicional para os fãs da arrancada. Sem ele, teríamos muito mais dificuldade , pois por mais que trabalhemos na garagem, só na pista podemos conhecer as condições reais que vamos enfrentar.

Não estamos com tudo pronto como gostaríamos, sempre há algo novo para resolver. Mas, estamos encaminhados. Que comece a temporada, vamos encarar o que 2010 nos reserva.

Fotos: Robson Selle Nunes

Nenhum comentário: