25 de abr. de 2010
O tempo está correndo e o trabalho nos carros da Equipe GSX não para. Com a perspectiva de um segundo semestre muito movimentado, tudo tem de estar pronto para as primeiras corridas em que vamos participar. Esta semana chegou a chapa de policarbonato para confecção dos "vidros" do GSX Street.
Além da redução de peso na parte mais alta do carro - o que na prática baixa o centro de gravidade e melhora a tração - a troca dos vidros originais por policarbonato aumentam diretamente a segurança do piloto. O policarbonato (também conhecido por uma de suas marcas comerciais, Lexan ) é extremamente flexível e resistente sendo utilizado nos aviões caça e outras aplicações de alto desempenho. Em caso de acidente não gera estilhaços ou cacos como o vidro, o que põe o piloto em risco. Isto ficou claro em um recente acidente no Velopark, quando um piloto preso dentro do carro teve dificuldades em ser retirado pelos socorristas que tiveram de quebrar o vidro para poder arrombar a porta que estava prensada devido a força da batida. Isso contribuiu para deixar uma situação difícil ainda pior, pois, por mais que tivessem cuidado, muitos restos do vidro quebrado foram parar no piloto e nos socorristas.
O policarbonato também é um barreira eficaz para objetos lançados contra o veículo em alta velocidade devido a alguma quebra de um adversário.
A parte mecânica do GSX Street está 90% concluída, faltando detalhes para que o carro chegue a seu teste de pista inaugural, o que deve acontecer agora em maio em Tarumã. O Street desta temporada é um carro novo, recém montado e que se beneficiou da experiência do aprendizado dos anos anteriores. Mesmo assim, os testes sempre revelam os imprevistos, o que é ironicamente previsível que vá acontecer.
TEN FIVE
Esta semana acompanhamos a evolução da pintura do Ten Five na oficina Maranelo. O processo está caminhando e Mauro e sua equipe já estão com a parte de preparação e fundo bem adiantada. Logo o carro poderá receber o seu branco "clássico".
O Eclipse Ten Five ainda é dono do melhor tempo da AD, com 1o.86@s em 402m. Esta marca já perdura desde 2007, e foi conseguida na reta de Santa Cruz do Sul. Sabemos que já existe dentro da AD uma disputa saudável para tomar esta marca do Eclipse em 2010, mas a própria Equipe GSX pretende fazer isso estabelecendo novas marcas para os 201 e 402m. Esta marca em especial, pretendemos superar com o nosso GSX Street antes da concorrência.
O lugar do Ten Five é nos 9s, e de preferência vencendo corridas...
Aqui , para relembrar, o video do GSX em Santa Cruz:
Abraços a todos.
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